Quando nasci, tive uma longa estrada a percorrer. Vim de outras eternidades, de outras roupagens, de outros amores. Passei por famílias pobres, ricas, brancas, pretas, ruivas, de olhos puxados e olhos redondos. Conheci o frio intenso e o calor insuportável, do sertão ao mangue!

Desta vez, vim novamente em uma família pobre materialmente, mas rica em bons atos, caridade e amor ao próximo.

Meu irmão mais velho tinha apenas um sonho: ir morar na cidade. Casou-se cedo, com 17 anos, e sua esposa, com 15. Eu, com apenas 12 anos, não entendia por que ele havia deixado nossa casa tão acolhedora.

Um dia, tive a oportunidade de ir morar com ele, mas, ao chegar na cidade, me deparei com outra realidade.

Minha história começa aqui: por algum tempo, moramos na rua. O frio era insuportável, e a fome muitas vezes me deixava fraco. Quando perguntavam ao meu irmão se poderíamos voltar à cidade natal, ele respondia que não, pois precisávamos superar aquela fase.

Numa noite, fomos dormir em frente a uma loja onde já costumávamos nos abrigar. Fui então arrastado para uma vala enorme e, quando abri os olhos, estava completamente nu. Era desesperador. Cadê meu irmão? Gritava por socorro.

Apareceu um homem que se identificou como J., e disse que ficaria em silêncio, pois buscaria ajuda. Perguntei: “Para onde você vai?”. E ele respondeu: “Confie no Z., ele vai te ajudar.”

Pensei: “Quem é esse Z.?”

Z. apareceu junto com J. e me trouxeram roupas limpas. Vestiram-me e me ofereceram um lar.

Gostaria muito que meu irmão pudesse estar ali, mas Z. e J. me explicaram que somente eu poderia orar por ele, e que com certeza ele seria ajudado também.

Então, fui morar em uma casa igual à da minha infância.

Hoje, tive a oportunidade de contar que pude reencontrar meu irmão. Nessa nova chance, ele era meu pai, e minha cunhada, minha irmã.

Então, irmãos, temos a oportunidade de fazer tudo diferente agora!

O resgate vem, a cura vem, a oportunidade chega. Para uns, mais rápido; para outros, mais lentamente. Mas chega!

Agradeço a Jesus, o Cristo, que me ensinou desde cedo a superar situações, a descobrir o poder do perdão e o amor maior — aquele que me deu a oportunidade de conhecê-Lo.

Um abraço do
D. S. J., do Além!

Nota de privacidade: Esta mensagem foi editada para proteger a identidade dos envolvidos, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os nomes completos foram substituídos por iniciais.