Ao caminhar à noite por uma estrada escura, buscamos estabelecer o direcionamento para o caminho que desejamos seguir. Mas, no escuro, sem o auxílio da luz, torna-se difícil prosseguir.

Procuremos acender a luz em nosso caminho. É essa luz que ilumina e aquece tudo ao seu redor. Uma luz que não apenas clareia nossa trajetória, mas também dissipa as trevas. Em nossa vida, essa luz é o Cristo Jesus, que guia nosso caminho, nossa trajetória rumo à perfeição e ao progresso.

Sem a luz, nosso caminho se transforma em trevas. Contudo, essa luz não vem de fora, mas de dentro de nós mesmos — de nosso coração, de nossas condutas, de nossas escolhas.

Sigamos nosso caminho, auxiliando-nos mutuamente e ajudando nosso próximo. Assim, conseguiremos ascender cada vez mais ao Pai. Devemos ser luzes no caminho, tanto para o nosso próximo quanto para nós mesmos, sempre ao lado de nosso Mestre Jesus.

Como Ele mesmo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”¹ Ele nos deu o direcionamento para nossa caminhada. Aprendamos com Ele, que é nosso modelo e guia, como nossos benfeitores nos ensinaram há tempos.

Tragamos esses ensinamentos para nós, colocando-os em prática em nossa vida, em nosso caminho. Sejamos luzes no caminho sempre, para que possamos exercer a caridade, o amor e a paz para todos, em todos os momentos.

Irmão José

1 – João, 14: 06 – “Jesus lhe disse: Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida. Niguém vem ao Pai senão por mim.” – O Novo Testamento, tradução de Haroldo Dutra Dias, editora FEB, 2013.